Aquarela




A Quietude por si só é potencial da criatividade.
O movimento por si só é sua expressão.
Deepak Chopra

Aquarela:
A Aquarela é a origem da Pintura. A idéia de colorir com pigmentos é parte da cultura do homem eremonta possivelmente às pinturas das cavernas da Europa paleolítica. Tendo sido posteriormente utilizado nas ilustrações de manuscritos dos tempos Egípcios e, também estado muito presente naIdade Média européia, a história da Aquarela vem a começar de fato no Renascimento. O artista alemão Albrecht Dürer (1471-1528) fez belas pinturas botânicas, da vida selvagem e de paisagens, em aquarela. É considerado um dos primeiros representantes deste estilo.
Até hoje a Aquarela é considerada por muitos a rainha das técnicasartísticas. Uma vez dominando a técnica, ela tem um imenso espectro de efeitos, substituindo a maioria dos novos materiais artísticos sofisticados e caros. Isso a torna bem valorizada atualmente, especialmente nas áreas das artes visuais como o design, o desenho em quadrinhos, os filmes animados, e a ilustração. Esta técnica pode ser aplicada sobre vários suportes, dos quais o papel é o predominante desdesua invenção na China e dos tempos dopapiro no Antigo Egito.
O entendimento da técnica da Aquarela e a compreensão de sua aplicação estimulam várias competênciasperceptivas e cognitivas abstratas, porque para o pensar se antecede o ver, o visualizar, e o desenvolver de uma estratégia‘Fundo-Forma’. Este conceito do pensar se configura em parte essencial da Gestaltterapie e leva à filosofia oriental simbolizada pelo ‘yin – yang’. Aliás, na antiga China a Aquarela tinha; em conjuntocom a caligrafia, feita com pincel e nanquim sobre superfície de papel de arroz ou seda; grande valor na expressão espiritual e filosófica. Trata-se de uma técnica com grande abrangência de aplicação e interpretação, e que tem sido utilizada por grandes nomes da Historia de Arte, como Dürer, Cezanne eKandinsky. William Turner foi o mais importante de todos, com o título de maior aquarelista de todos os tempos. Turner produziu cerca de 19.000 aquarelas. Além de toda sua importância na aplicação da aquarela, o artista influenciou também o impressionismo, chegando a tentar adaptar as técnicas aquarelistas na pintura a óleo. Na antiguidade e no período medieval, a Aquarela era de grandeimportância na Ilustração de Livros e em conjunto com a Gravura. A Aquarela sempre teve um lugar de destaque na Ilustração Científica e no Design.
Na percepção da Artista,por ser uma técnica raiz, a Aquarela pode nos reintegrar ao nosso meio ambiente.  O principio de tingir com pigmento puro apresenta um espectro de exploração muito amplo. Integra-se ao teatro e àdança em sua aplicação e expressão,na forma de pintura corporal, já desde a antiguidade; chegando à contemporaneidadecom o exemplo do trabalho recente da artista Vanessa Beecroft (2007), a qual, numa performance, pinta com  pincel e balde corpos nus deitados no chão. O entendimento e a compreensão do pigmento é tambémalgo explorável. Nele se inclui terras, pós, temperos emateriais líquidos.O principio da adesão, aderência ou adsorção, de “puxar” o pigmento no processo de absorção daágua, que o ‘carrega’, e fixá-loatravés da secagem é bem básico e transferível para muitos suportes experimentais.Na construção da cor, a Aquarela se utiliza do papelbranco, ou a ausência da cor, e faz usoda transparência como meio de conseguir tonalidades. Neste princípio, o‘ver’ se aproxima em seu sentido a um filme ou uma fotografia sobre superfície sensível, sendo o aprendizado do ‘ver’ como um ‘visualizar agrupamentos em manchas e formas negativas’ onde o desenho é necessário para a predefinição das áreas que permanecem em branco. A Aquarela interage fortemente com o papel artesanal por realçar e valorizar as particularidades e riquezas deste meio.
Annette percebe a Aquarela primeiramente como ‘técnica de aplicação de tinta sobre um suporte’, uma técnica que, como tal, pode ser usada com ‘vários tipos de tintas’ e que consiste, principalmente, de ‘lasura’ e ‘lavura’. A tinta típica para a Aquarela compõe-se de pigmentos finíssimos puros, levemente aderidos para chegar até você, de forma semelhante ao ‘pastel’, carregados por muita ou pouca água. Mas sempre tem ‘Água’, como o próprio nome, ‘Aquarela’, já diz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário