A Quietude por
si só é potencial da criatividade.
O movimento por
si só é sua expressão.
Deepak
Chopra
Aquarela:
A Aquarela é a origem da Pintura. A idéia de colorir com pigmentos é
parte da cultura do homem eremonta possivelmente às pinturas das cavernas
da Europa paleolítica. Tendo sido posteriormente utilizado nas ilustrações de
manuscritos dos tempos Egípcios e, também estado muito presente naIdade Média
européia, a história da Aquarela vem a começar de fato no Renascimento. O
artista alemão Albrecht Dürer (1471-1528) fez belas pinturas botânicas, da vida
selvagem e de paisagens, em aquarela. É considerado um dos primeiros
representantes deste estilo.
Até hoje a Aquarela é considerada por muitos a rainha das
técnicasartísticas. Uma vez dominando a técnica, ela tem um imenso espectro de
efeitos, substituindo a maioria dos novos materiais artísticos sofisticados e
caros. Isso a torna bem valorizada atualmente, especialmente nas áreas das
artes visuais como o design, o desenho em quadrinhos, os filmes animados, e a
ilustração. Esta técnica pode ser aplicada sobre vários suportes, dos quais o
papel é o predominante desdesua invenção na China e dos tempos dopapiro no
Antigo Egito.
O entendimento da técnica da Aquarela e a compreensão de sua aplicação
estimulam várias competênciasperceptivas e cognitivas abstratas, porque para o
pensar se antecede o ver, o visualizar, e o desenvolver de uma
estratégia‘Fundo-Forma’. Este conceito do pensar se configura em parte
essencial da Gestaltterapie e leva à filosofia oriental simbolizada pelo
‘yin – yang’. Aliás, na antiga China a Aquarela tinha; em conjuntocom a
caligrafia, feita com pincel e nanquim sobre superfície de papel de arroz ou
seda; grande valor na expressão espiritual e filosófica. Trata-se de uma
técnica com grande abrangência de aplicação e interpretação, e que tem sido
utilizada por grandes nomes da Historia de Arte, como Dürer, Cezanne
eKandinsky. William Turner foi o mais importante de
todos, com o título de maior aquarelista de todos os tempos. Turner produziu
cerca de 19.000 aquarelas. Além de toda sua importância na aplicação da aquarela,
o artista influenciou também o impressionismo, chegando a tentar adaptar as
técnicas aquarelistas na pintura a óleo. Na antiguidade e no período medieval, a Aquarela era de
grandeimportância na Ilustração de Livros e em conjunto com a Gravura. A
Aquarela sempre teve um lugar de destaque na Ilustração Científica e no Design.
Na percepção da Artista,por ser uma técnica raiz, a Aquarela pode nos
reintegrar ao nosso meio ambiente. O
principio de tingir com pigmento puro apresenta um espectro de exploração muito
amplo. Integra-se ao teatro e àdança em sua aplicação e expressão,na forma de
pintura corporal, já desde a antiguidade; chegando à contemporaneidadecom o
exemplo do trabalho recente da artista Vanessa Beecroft (2007), a qual, numa
performance, pinta com pincel e balde
corpos nus deitados no chão. O entendimento e a compreensão do pigmento é
tambémalgo explorável. Nele se inclui terras, pós, temperos emateriais
líquidos.O principio da adesão, aderência ou adsorção, de “puxar” o pigmento no
processo de absorção daágua, que o ‘carrega’, e fixá-loatravés da secagem é bem
básico e transferível para muitos suportes experimentais.Na construção da cor,
a Aquarela se utiliza do papelbranco, ou a ausência da cor, e faz usoda
transparência como meio de conseguir tonalidades. Neste princípio, o‘ver’ se
aproxima em seu sentido a um filme ou uma fotografia sobre superfície sensível,
sendo o aprendizado do ‘ver’ como um ‘visualizar agrupamentos em
manchas e formas negativas’ onde o desenho é necessário para a predefinição das
áreas que permanecem em branco. A Aquarela interage fortemente com o papel
artesanal por realçar e valorizar as particularidades e riquezas deste meio.
Annette percebe a Aquarela primeiramente como ‘técnica de aplicação de
tinta sobre um suporte’, uma técnica que, como tal, pode ser usada com ‘vários
tipos de tintas’ e que consiste, principalmente, de ‘lasura’ e ‘lavura’. A tinta
típica para a Aquarela compõe-se de pigmentos finíssimos puros, levemente
aderidos para chegar até você, de forma semelhante ao ‘pastel’, carregados por
muita ou pouca água. Mas sempre tem ‘Água’, como o próprio nome, ‘Aquarela’, já
diz.
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